domingo, 3 de julho de 2011


Cão e gato vivem aventuras de amizade em "Jambo e Ruivão" (1957); uma voz dava o tom de mistério ao desenho: "escapará a dupla dessa enrascada?"
"O Gato Felix" (1953) aprontou muito nos quadrinhos antes mesmo de virar série de TV; em uma versão mais recente ganhou sua inseparável sacolinha mágica

Óculos escuros e o grande topete loiro são a marca registrada de "Johnny Bravo" (1997), personagem que estava sempre correndo atrás de uma namorada

Os dois animais da foto são irmãos e filhos de humanos que somente têm pernas; os outros personagens do desenho "A Vaca e o Frango" (1995) são igualmente bizarros

Em "A Turma do Pateta" (1992), o atrapalhado personagem da Disney tem um filho chamado Max que é o melhor amigo de B.J., filho do vilão Bafo-de-Onça

"Fly, o Pequeno Guerreiro" (1991) foi inspirado no jogo para vdideogame "Dragon Quest", RPG de grande sucesso no Japão

No desenho "Patrulha Estelar" (1974), um antigo navio da Segunda Guerra Mundial é adaptado para viajar no espaço

"A Cobrinha Azul" (1972) corria de um lado para o outro para saciar seu apetite; mas quem roubou a cena foi o Besouro Japonês, que cantava "toli toli tolá....a cobla ficou lá..."
O desenho "Toro e Pancho" (1969) era uma espécie de versão anfíbia do seriado "O Gordo e o Magro" e, apesar de ter ganhado apenas 17 episódios, fez muita gente rir
Depois de participar da "Corrida Maluca", a bela Penélope ganhou seu próprio desenho, batizado como "Os Apuros de Penélope Charmosa" (1969)

Eles de novo: Dick Vigarista e o resmungão Muttley tentavam capturar um pombo-correio no desenho "Esquadrilha Abutre" (1969); mas eles nunca alcançavam o objetivo...

"Os Herculóides" (1967) eram os únicos habitantes do planeta Quasar que, por sua vez, era cobiçado por alienígenas e forças inimigas a cada episódio
Dois meninos, uma menina, um macaquinho e um bebê são escolhidos por um homem misterioso para serem super-heróis em "Super Dínamo" (1967)
O veloz Mach 5 dirigido por "Speed Racer" (1967) tinha tantas engenhocas que até James Bond ficaria com inveja
A herdeira do trono era obrigada a se passar por menino em "A Princesa e o Cavaleiro" (1967); um dos primeiros animes coloridos produzidos no Japão, a atração foi um sucesso

"Por favor morceguinho dourado, nos ajude", dizia Marie para invocar o justiceiro com cara de caveira no desenho "Fantomas" (1967)
Apesar do nome e aparência, o personagem de "Milton, o Monstro" (1965) era bondoso e gentil, para desespero do Professor Wierdo, que queria criar o ser mais terrível da face da Terra
Aventuras em lugares como a selva amazônica, Pólo Norte e o Egito davam um caráter exótico a "Jonny Quest" (1964)

O velhinho baixo e careca "Mr. Magoo" (1960) não enxergava praticamente nada e, por isso, provocava muitas confusões e risadas


"As Aventuras de Alceu e Dentinho" (1959) fez sucesso entre as crianças e também entre os adultos"
“Oh, querida Clementina” gostava de cantarolar “Dom Pixote” (1958), um dos primeiros grandes sucessos da dupla de criadores de desenhos Hanna-Barbera
Quem disse que cão e gato do campo não brigam? No desenho “Bacamarte e Chumbinho” (1964), os rivais chegavam a dar até tiros de espingarda.
Maior marsupial carnívoro do mundo ganhou a alcunha de demônio por causa de seus gritos noturnos, mas em “Taz-Mania” (1991) os grunhidos só fazem rir.
Quem não vibrou com as aventuras, a imaginação e o eterno conflito do personagem “Doug” (1991) com sua irmã Judy?
Em “O Fantástico Mundo de Bob” (1990), garoto desvenda o mundo com seu triciclo e também com sua extraordinária imaginação.
“Babar” (1989) nasceu de um conto de fadas; um pequeno elefante viaja da floresta para a cidade e começa a se vestir como homem; ao voltar para a floresta é coroado rei dos elefantes.
Em “Cavaleiros do Zodíaco” (1986) jovens guerreiros são guiados pelas constelações; chegou ao Brasil quase dez anos depois de ter sido criado e virou mania.
“Pica-pau” (1941) era muito amalucado e psicótico no começo, mas na década de 70 ficou um pouco mais calminho e se tornou um grande sucesso.
“Os Jetsons” (1962) lembra um pouco “Os Flintstones”, tirando os carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado e a criada-robô Rosie.
O urso simpático de “Zé Colméia” (1960) se dizia mais esperto que todo mundo e adorava roubar cestas de piquinique com seu amigo Catatau.
Em “Scooby-Doo” (1960), um medroso dogue alemão é amigo inseparável de Salsicha; sobrava para Fred, Velma e Daphne resolver os mistérios e enfrentar os fantasmas.
Lá pelos anos de 1.040.000 A.C., muitas aventuras já agitavam a cidade de Bedrock, com as confusões de Fred, Wilma, Barney e Betty em “The Flintstones” (1960).
“Saída pela direita”, diria o personagem de “Leão da Montanha” (1960) se esta foto falasse; antes de ter seu próprio desenho ele era coadjuvante em “Pepe Legal”.
“As Aventuras de Tintin”, 1958, foi dos quadrinhos franceses para as TVs do mundo; o cãozinho Milu estava sempre ao lado do repórter.
Kabong!! “Pepe Legal” (1959) é um xerife do Novo México metido a sabe-tudo, mas era o ajudante Babalu que salvava o dia.
O gato malandro “Manda-chuva” (1961) fazia de tudo para se dar bem na vida ao lado de sua gangue… para desespero do guarda Belo.
“Duck Tales” (1987) levou para a telinha as aventuras do afortunado Tio Patinhas; ele não perdia uma oportunidade de abarrotar ainda mais sua caixa forte.
Lá vai a triônica “Formiga Atômica” (1965); o desenho até lembra o de super-heróis modernos, exceto pelo tamanho do bem-feitor, é claro.
A vida seria perfeita para “Os Smurfs” (1976) se o pentelho feiticeiro Gargamel não quisesse devorar as simpáticas criaturas azuis.
Três panterinhas descobrem o super-herói da idade da pedra que adora gritar “Capitão Caveeerrnaaa” (1977).
Com a ajuda dos poderes de Grayskull, “He-man” (1983) e amigos defendem o planeta Eternia das forças malignas do vilão Esqueleto.
“Caverna do Dragão” (1983 ) é inspirado no famoso jogo de RPG “Dungeons & Dragons”; tem gente que chora até hoje com o final da história.
Não se assuste com a cara sisuda do cabeçudo; “Pinky e o Cérebro” (1995) renderam muitas risadas em suas tentativas de dominar o mundo.
Roteiro caprichado de “ThunderCats” (1985) agradava jovens e adultos; tanto que o desenho até ganhou história em quadrinhos.
“Ursinhos Gummi” (1985) foi o segundo seriado animado da Walt Disney; quando precisavam defender seus lares apelavam para o “Suquinho Gummi”, que dava superpoderes.
“Snoopy” (1983) nasceu nos quadrinhos, mas depois de muitos especiais ganhou uma série animada; seu dono é o Charlie Brown, mas até parece o contrário.
Sem diálogos e com uma trilha sonora memorável “A Pantera Cor-de-rosa” 
(1969) encantou famílias de todo o mundo.
Moranguinho